sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Energia e o Oculto



É muito comum usarmos o palavra 'Energia' para inumeráveis ocasiões. No entanto, poucos teriam a mínima ideia de seu conceito ou do que representa no mundo físico e que margem nos deixa interpretação de fenômenos metafísicos, espirituais, existenciais, etc. Diria até, que assim como os números estão para a matemática a 'Energia' está para a Física e pode ser considerada, se assim for,  uma das maiores invenções do gênio humano, pois sua natureza pode ser tão bem aplicada à quase todos os fenômenos e investigações físicas e metafísicas.



Encontramos na física 'Energia' como uma grandeza que se conversa ou cuja soma se mantêm constante nos limiares  da transformação de uma forma de energia em outra. No mundo metafísico e místico há abordagem de energias não conhecidas ou não científicas aos poderes ocultos e da mente humana. De qualquer forma, o termo se aplica muito bem à explicar quase tudo.

Vamos investigar algumas linhas de raciocínio e tentar entender a 'Energia" sob estes diferentes prismas...

Na Física, o conceito de energia pode simplesmente ser enunciada como "uma grandeza que se conserva...". Em miúdos, todos os fenômenos físicos envolvem algum tipo transformação de um tipo de energia em outro. Não é uma grandeza que surge do nada (a princípio). Por exemplo, a energia potencial de uma queda d´água em uma hidrelétrica, se transforma em energia sonora (barulho da queda) e energia cinética (movimento das turbinas) e essa última induz um campo magnético e se transforma em energia elétrica, que por sua vez, perde energia térmica nas fiações até nossa casa (por exemplo, dissipando calor) e o que sobra para usamos nas casas e indústrias para transformar em novas formas de energia... Bem, o céu é o limite para esta continuidade de transformação de energias. Imagine isso aplicado ao que comemos, isto é, usando este conceito de transformação de energia... os alimentos que ingerimos para nos nutrir são 'quebrados' por reações químicas que nada mais são do que trocas de energia em nível atômico para serem liberadas ou absorvidas ao se quebrar ou formar novas moléculas vitais para todos os processos do físico-químicos necessários à manutenção do corpo. Pense agora no alimento, que também absorveu nutrientes da terra e trocou inúmeras vezes energia para compor sua constituição, seja esta matéria proveniente do solo, de um dinossauro que deixou seus átomos e moléculas por perto, ou até mesmo pela formação do planeta, nosso sistema solar, nossa galáxia, do universo que conhecemos em si... Ou como dizem, somos pó de estrelas, assim como tudo que interagimos ou ingerimos...

Não vamos enumerar aqui as centenas de aplicações e os tipos de energia ditados pela física, mas vamos além disso... tentar encontrar nos limiares da imaginação as margens que nos deixa esse complexo conceito.

No mundo das experiências espirituais e até corpóreas é comum ouvirmos falar em energia, mas porque diferentes culturas em diferentes lugares e tempo  tentam dar explicação ao seu uso para experiências transcendentes? Que elementos podemos enumerar para este prisma da 'Energia'? Bom, um grande elemento que contribuiu, em meados de 1900, para nos dar um suporte científico para tal investigação foi a tão famosa equivalência massa/ energia de Albert Einstein 'E = m. c2', na qual massa e energia não são mais entes físicos separados, mas são a mesma coisa... Sendo assim, tudo o que existe, de uma forma ou de outra é massa e energia ao mesmo tempo.... e como energia se conserva e pode ainda ser transformada em diferentes formas de energia, por que não olharmos para o horizonte e enxergar um mar de possibilidades para explicar as energias metafísicas e abordadas no estudo do oculto.

Usando esta relação de massa/ energia podemos investigar diferentes possibilidades para abordar o tema sobre as energias transcendentes, ou seja, aquelas que dão cunho à interpretação de que existem mas não pela ciência mensurável e convencional. Convencional, porque aquilo que não se pode provar nem medir por métodos científicos não se encaixam nos blocos da ciência. No entanto, o que devemos nos lembrar é que não podemos medir sentimentos, sensações, percepções e,  desta forma, não podemos falar de energias transcendentes na ciência, mas não podemos negar o fato de que elas existem, estão no mundo e na consciência. 

Na evolução da ciência, século 16 com Galileu Galilei, a ciência deixou de considerar qualquer experiência humana em consideração somente ao método científico, de medir e provar. No entanto, as experiências metafísicas de paranormalidade, clarividência, percepção extrassensorial, sensações e percepções não deixou de existir. Pelo contrário, tivemos ainda por um certo tempo, sua prática, exercida às escondidas e sem exposição à inquisição e aos meios acadêmico ortodoxos. Exemplo disso, foi a Alquimia, cujas receitas de se transformar metais em ouro tinha como plano de fundo o elemento chave da Pedra Filosofal e que poderia ser não só uma substância mágica, mas algum tipo de energia desconhecida, cósmica, transcendente e catalizadora do processo de transformação. Sabemos hoje, que sem a Alquimia não existiria a Química, mas sabemos também que reações nucleares podem ocorrer e transmutar um metal em outro, desde que com a energia correta. Então, porque não, se verdade for, que grandes alquimistas como Nicolas Flamel, não teriam conseguido achar estas energias ocultas de alguma outra forma da ciência convencional?

Sabe-se que em casos raros, pela parapsicologia, que o fenômeno como a telecinese (movimentação de objetos pela mente)  pode dar margem à algum tipo de iteração não física e cuja energia existe em potência na capacidade da mente pouco explorada. Assim também, podemos lembrar de forças super-humanas em momentos de desespero, como uma mãe que levanta um carro ao ver um filho prezo em baixo dele. 

Bom se até aqui eu não convenci de que existem energias ocultas, as quais não compreendemos, vamos voltar à ciência, já que está mais acostumado e preso ao método. Então, vou te falar que a Física Quântica e amarrar tudo.

Esta ciência fala em possibilidades, então só vou ilustrar aqui alguns casos curiosos ou até bizarros que dão margem à estes fenômenos ocultos... 1) Um objeto quântico pode estar em 2 lugares ao mesmo tempo ; 2) Um objeto quântico relacionado à um outro, ao se mudar o estado do primeiro, muda-se imediatamente, à qualquer distância do universo, o estado deste outro (princípio da correlação); 3) O objeto quântico que eu vejo é só uma possibilidade de existência, mas há outras possibilidades de manifestação para àquele mesmo...

Então imagine agora que nosso universo inteiro passou a ser um quarto fechado... Pelo enunciado (1) a possibilidade de eu existir lá em dois lugares não é nula; isso pode dar margem ao fenômeno de bilocação, assim como grandes médiuns e avatares forma vistos em 2 lugares ao mesmo tempo? Pelo enunciado (2), se a alteramos os estados de consciência, podemos estar alterando no nível quântico o estado de algum objeto de em um tal nível de manifestação que o resultado possa refletir em um objeto aparecer ou mover-se de lugar... pois se este nível mental nos traz resultados de correlação entre o objeto pensado e o movimentado, ou seja, isso pode explicar a telecinese? Pelo enunciado (3), se há a possibilidade de algo existir em meu quarto, também há a de não existir...sendo assim, eu existo e não existo em meu universo, como se o não observado, não pudesse ser negado, como se eu pudesse estar vivo ou morto... e talvez este último, não poderia explicar os fantasmas, espíritos, etc como uma possibilidade de manifestação de outra época ou de outro lugar de um universo paralelo que não o além? 

Eu diria que tudo isso é possível: bilocação, telecinese e aparições... no entanto, como possibilidades do universo... mas como este é inimaginavelmente grande... poderíamos provar melhor se ele fosse do tamanho de um quarto. E mesmo não sendo pequeno como nosso exemplo, nada impede que os alcances de correlação possam ocorrer próximos de nós ou ao nosso lado, mas é raro.

Mas eu não amarrei as ideias ainda certo? Bom, então é o seguinte... Se a mente pode em certos estados de graça, fé ou de energias psíquicas alterar e manifestar estas coisas em nosso mundo real, então; de alguma forma existem... mas são raras pois permeiam em possibilidade em nosso universo, mas nosso universo também é pode ser aqui por perto, ao lado e podem ocorrer... Mas você ainda se pergunta, que estados são estes? Não sabemos, mas sabemos que para a mente não há diferença em pegar um objeto e pensar pegar um objeto, pois as mesmas áreas são acionadas em ambos os casos. Se assim é, será que há troca de energia com o mundo de fato em nossos pensamentos? Sabe-se, por exemplo, que um mestre em artes marciais ou um atleta podem treinar muito bem seus golpes ou saltos apenas com pensamentos precisos e concentrados....Talvez existam estados de graça ou energia conhecidas pelos grandes mestres como Jesus, que com um toque de mãos curava um enfermo e materializava isso através do amor, do bem... Os milagres são um exemplo puro de estado de sentimento de fé.... que não é medido pelo método científico mas pode existir energias deste tipo.

Então, creio que emitimos estas energias boas de sentimentos, mas nem sempre as controlamos ...e assim, podemos sim, transparecer estados de graça que afetam não só o universo material como também pessoas, outras mentes.... E se energia é o mesmo que massa, nada prova que isso possa ocorrer somente na velocidade da luz... e ainda, embora as ações humanas não possam ocorrer nesta velocidade... e o pensamento, pode? Sim, o pensamento pode se manifestar à velocidades acima da  'da luz'... e ainda, se estas energias existem, podem agir em correlação com o mundo material e dar margem aos fenômenos ocultos sobre energia que queríamos mostrar.

Mas o universo é dual, tem os que a praticam para o mal, tem energias ruins em ambiente e pessoas que não nos fazem bem, em casas mal assombradas com fiações antigas e mal feitas acumulam energia estática campos magnéticos que  podem causar em nosso cérebro percepções de insegurança e medo, ruídos, energias de entes que ali viveram no passado, mas aí é outra história... do oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO, OBSERVAÇÃO, DÚVIDA OU CURIOSIDADE